quarta-feira, 10 de setembro de 2014


Regrinhas simples podem ajudar a resolver a desobediência.
Organize os horários:  Precisa ter horário para tudo, para estudar, para brincar para fazer as refeições. Ex.: Ao anunciar que o almoço está na mesa, a mesma tem de estar posta e todos devem sentarem Pa mesa e comerem juntos, nunca em frente à televisão.
Organize a Casa:  Cada coisa deve ter o seu lugar, a organização da casa ajuda seus filhos a se organizarem também mentalmente. Incentive os filhos a arrumar e preservar os brinquedos e seu quarto, mas ele ainda não obedeceu, não desista e nem faça o dever dele. O ideal é insistir na regra infinitamente e repetí-la com paciência, dia após dia.
Estabeleça limites: de acordo com aquilo que considerem melhor para a sua família, faça uma reunião de família e discuta a razão de cada regra, uma vez acordado escreva a regra e cole em local visível e faça as regras valerem. Depois de estabelecidas, é importante que o cumprimento das regras seja feito dentro e fora de casa.
Fale com autoridade: Fale olhando nos olhos, caso a criança desvie o olhar, segure-a pelo rosto com carinho. Ao prestar atenção no que você diz, seu filho absorverá melhor a lição e mudará de atitude mais rápido. Tenha uma só palavra, por isto pense no que diz antes de dizer.
A importância da escolarização: Tenha um lugar para o seu filho estudar, uma mesinha com prateleira para livros. Reserve pelo mesmo uma hora diariamente para isto, desligue todos aparelhos eletrônicos, demonstre o quanto você valoriza e respeita o estudo dele.
Nunca use de violência para disciplinar: Se depois de vários dias insistindo ele ainda não cumprir o combinado, primeiro, avise-o da punição, caso o seu filho for pequeno (abaixo de 7 anos), crie o cantinho da disciplina. Vale qualquer local da casa, menos o quarto da criança. Nesse local, seu filho deverá permanecer e refletir sobre o que fez. Deixe que ele saia apenas quando reconhecer o erro e pedir para sair.
Se for adolescente e ele não cumprir com as obrigações, pode proibir o videogame, a TV ou algo que ele adore.
Método da recompensa: Além de estipular regras e castigos, também é importante conceder prêmios quando seu filho obedecer e acertar. Reconheça o esforço dele e incentive-o a continuar cumprindo as regras. Faça uma estrela num quadrinho pendurado na geladeira toda vez que ele tiver uma atitude positiva. No final de sete dias, que é o tempo ideal para recompensá-lo, ofereça um prêmio pela disciplina lhe proporcione alguns momentos bons. Cuidado evite comprar presentes, isto o levará achar que deve cobrar por tudo que é obrigação dele.
Ciúmes: Tenha muito cuidado para dar atenção. O ciúme surge quando a criança ou adolescente se sente deixada de lado. Devem reparar na divisão e na qualidade do tempo que passam com cada filho.
As brigas acontecem, na maioria dos casos, quando as crianças não têm nada para fazer. Mantenha-os com atividades programada e evite tempo ocioso.
Combata o sedentarismo. Evite que a TV, o Game e o computador ocupem o tempo do seu filho, ocupe o tempo deles com brincadeiras e atividades direcionadas a cada idade, como desenhos, pinturas, jogos, esporte. Se estiver livre brinque com os eles.
Evite estes erros
Mentir ou chantagear o seu filho: A relação entre filhos e pais deve ser a mais clara possível. Não importa que  pareça ser insignificante, toda vez que você mente ou chantageia, você perde a chance de conversar abertamente e autoriza seus filhos a fazer o mesmo.
Prometer ou ameaçar e não cumprir: Pense antes de falar, não prometa o que não irá cumprir. Em vez disto lembre-o de uma atitude tomada em situação similar.
Desautorizar o pai, mãe, professores na frente das crianças: Ao questionar a decisão de quem educa seus filhos, você diminui a autoridade dele perante eles. Segure o ímpeto e faça o questionamento em particular.
Comentar os defeitos do pai, mãe ou parceiros: Conversar sobre as falhas de outras pessoas que relacionam com seu filho é tentador porque é ele que está no dia a dia ao seu lado, vivendo as mesmas situações. Mas não é um bom exemplo a ser dado. Em primeiro lugar, a atitude mostra desconsideração pelo o outro, o qual a criança deve manter atitude de respeito e amizade. E, pior ainda, ela pode entender que pode fazer isso com qualquer pessoa também inclusive com você.
Fumar, beber, usar droga e psicotrópico. Não adianta você falar que não deve usar se você faz uso na frente dele. Se possui um vício não o pratique na frente de seu filho e procure ajuda.
Quebrar as regras: As crianças e adolescentes são muitos críticos e podem entender que as regras existem para serem burladas, ex.: se você o proibiu de comer na frente da TV não faça o mesmo. O seu exemplo é a melhor solução. É ele que vai inspirar o seu filho a ser uma pessoa melhor.
Seu filho não nasceu com manual de instruções
Não é fácil criar filho, se aprende fazendo e não há quem tenha receita que sirva para todos, alguns dão mais trabalhos que outros, por isto não tenha vergonha de pedir ajuda, leia livros sobre o assunto, frequente junto com seus filhos, grupos que preguem valores e estilo de vida positivos como: religião, escoteiros, estudos filosóficos e outros.

“O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de regras e normas, curto e eficaz através do exemplo.”
         Sêneca                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário